Constituição, Estatuto e Regularmento


Regulamento do Julgamento para Exposições da raça Anglonubiana.

Oficial da ABC Anglo ( Associação Brasileira dos Criadores da raça Anglonubiana).
           

O presente regulamento foi aprovado pela diretoria da ABC ANGLO, e demais associados, em reunião convocada para tal fim, realizada durante a IV EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA ANGLO-NUBIANA na cidade de Floresta, estado de Pernambuco, no dia 18/08/2007 ás 13:00 horas e revisado na Assembléia geral ocorrida na VI Exposição Nacional na cidade de Recife no dia 12/11/2009 as 19:00 horas.
O regulamento é composto dos seguintes itens.
1 - Comissão Organizadora: Composta pelo presidente da ABC ANGLO e demais membros associados, que terá como função básica organizar  o evento, instituir a Comissão de Admissão e decidir sobre os casos omissos referentes ao regulamento, que possam aparecer durante o período da exposição.

2 – Comissão de Admissão: Terá como função básica promover a seleção dos animais que serão submetidos a julgamento, com poderes de: manter contatos com juízes, proceder à inscrição e julgamento dos animais, entregarem rosetas, troféus e premiações, contratar empresas de processamento dos catálogos, nomear os auxiliares e técnicos habilitados pela ABCC.

3 – Inscrição dos Animais e escolha de jurados.

3.1 – A inscrição do animal destinado a participar do julgamento, será feita na sede da exposição a qual ocorrerá à mesma, pelo expositor ou preposto, mediante entrega de copias dos registros genealógicos, expedida por entidade de controle de registro genealógico obedecendo a prazos de entrega. Os expositores deverão comprovar a propriedade do animal inscrito, no ato da inscrição.

O expositor ou preposto fará a escolha do jurado dos animais, no caso de Expo Nacional que serão 03 Jurados, 01 será escolhido pelos expositores no ato de inscrição, o 2º. Jurado será escolhido do conselho técnico da ABC Anglo pela diretoria e 3º. Será escolhido pela filiada da ABCC que estiver sediando o evento. Todos do corpo de jurados da ABC Anglo. 

3.2 – O animal inscrito para julgamento, somente será admitido após aprovação em inspeção realizada pela Comissão de Admissão que verificará a ocorrência ou não de defeitos congênitos ou adquiridos, conforme padrão racial.
.
4 – A inspeção de admissão do animal obedecerá às seguintes normas e procedimentos:

4.1 – Animais com idade de 04(quatro) até 06(seis) meses, poderá participar do julgamento, tatuados, com a comunicação de nascimento comprovadamente recebida pela entidade de controle de registro, assinada pelo técnico da ABCC que fez a inspeção zootécnica.

4.2 – Para animais com idade de 06(seis) até 18(dezoito) meses, será exigido à apresentação de registro provisório ou definitivo.

4.3 - Aos de idade superior aos 18(dezoito) meses, será exigido o registro definitivo.

4.4 Serão exigidos na admissão dos animais exame andrológicos para reprodutores acima de 12 meses e confirmação de parição ( copia de comunicação de nascimento ou registro genealógico do produto) ou Ultrasonografia positiva para as fêmeas acima de 18 meses.

5 - Os julgamentos obedecerão aos seguintes pressupostos básicos:
a)    O número máximo de animais inscritos para julgamento, por expositor, será de 40(quarenta) animais.
b)    O julgamento será público, devendo o árbitro fazer o comentário sobre os animais julgados.
c)    O árbitro poderá deixar de conferir qualquer dos prêmios ou títulos citados neste regulamento quando julgar motivadamente que os animais não tenham condições que os façam merecedores.
d)    O desacato ao árbitro por um expositor, por seu tratador, ou preposto, implicará na retirada imediata dos seus animais da pista de julgamento e conseqüente perda de pontos a critério da comissão de organização.
e)    Os casos omissos serão resolvidos a critério da Comissão Organizadora do Evento.
f)     Para efeito de cálculo da idade dos animais, a data base será o dia da pesagem oficial da exposição.

5.1 – Considerando a idade, o peso e a dentição dos animais, estes serões enquadrados na categoria respectiva conforme a tabela abaixo discriminada:



CAMPEONATOS

CATEGORIAS
PESO
MÁXIMO(kg)

DENTIÇÃO
Campeonato Cabrito(a) Menor
1º – 04 a 06 meses
2º – 06 meses e 01 dia a 08 meses
Macho =40
Macho =50
Fêmea = 35
Fêmea = 45
Dente de Leite
Dente de Leite
Campeonato Cabrito(a) Maior
3º – 08 meses e 01 dia a 10 meses
4º – 10 meses e 01 dia a 12 meses
Macho =60
Macho =70
Fêmea = 55
Fêmea = 65
Dente de Leite
Dente de Leite
Campeonato Cabrito(a) Júnior
5º – 12 meses e 01 dia a 15 meses
6º – 15 meses e 01 dia a 18 meses

-

-
-

-
Ate 02 dentes.
Até 04 dentes                             
Campeonato Caprino Jovem (a)
7º - 18 meses e 01 dia a 24 meses

8º - 24 meses e 01 dia a 30 meses
-

-
-

-
Até 06 dentes

Até 08 dentes
Campeonato Adulto
9º - 30 meses e 01 dia a 48 meses
10º - Acima de 48 meses
-
-
-
-




5.2 – Até a 4ª categoria, o animal dente de leite com peso superior ao da sua respectiva categoria, será classificado na categoria que seu peso permitir, até a quarta muda ( oito dentes) o animal será classificado conforme a dentição. .

DA PREMIAÇÃO

            As premiações obedecerão ao seguinte escalonamento:

a)    Serão conferidos por cada categoria julgada, a critério do árbitro, os seguintes prêmios:

1 – 1º Prêmio
2 – 2º Prêmio
3 – 3º Prêmio
4 – 4º Prêmio
5 – 5º Prêmio
6 - 6º Prêmio
7 – 7º Prêmio
8 – 8º Prêmio

b)    Serão conferidos os títulos de:

-          Campeão(ã) Cabrito(a) Menor
-          Reservado(a) Campeão(ã) Cabrito(a) Menor
-          Campeão(ã) Cabrito(a) Maior
-          Reservado(a) Campeão(ã) Cabrito(a) Maior
-          Campeão(ã) Caprino Júnior
-          Reservado(a) Campeão(ã) Caprino Júnior
-          Campeão(ã) Caprino Jovem
-          Reservado(a) Campeão(ã) Caprino Jovem
-          Campeão Bode Adulto
-          Reservado Campeão Bode Adulto
-          Campeã Cabra Adulta
-          Reservado(a) Campeã Cabra Adulta  
-          Grande Campeão(ã)
-          Reservado(a) Grande Campeão(ã)
-          Conjunto Família
-          Conjunto Cabra Leiteira
-          Campeonato Úbere Jovem
-          Campeonato Úbere Adulto
-          Concurso Leiteiro (Cabra Jovem e Cabra Adulta)
-          Melhor Progênie Pai
-          Melhor Progênie Mãe

Campeonato Conjunto Família:

a)    a) Categoria Conjunto Família –  Avó, Mãe e Neta, que tenham sido julgadas em suas categorias, onde serão analisadas as características em comum do conjunto, até 02 conjuntos por expositor, com animais pertencentes ao mesmo expositor.
Campeonato Úbere Jovem:

Será julgado e disputado em 02(duas) categorias:

a) Categoria Úbere Jovem – Concorrerão fêmeas em lactação com idade até 24(vinte e quatro) meses, até 03 animais por expositor.
b)    Categoria Úbere Adulto – Concorrerão fêmeas em lactação com idade acima de 24(vinte e quatro) meses, 03 animais por expositor.
Campeonato Conjunto Cabra Leiteira:

c)    Categoria Conjunto Cabra Leiteira – Será constituído de 03(três) animais em lactação ou não, que já tenham partos comprovados (Comunicação de nascimento ou registro genealógico), participado do julgamento, pertencente ao mesmo expositor, onde serão analisadas as características leiteiras do conjunto, até 02 conjuntos por expositor.
Conjunto Progênie de Pai:

a)    Será constituído, por pelo menos, 04(quatro) animais que tenham participado do julgamento, com pelo menos 01(hum) de sexo diferente, filhos de pelo menos duas mães diferentes, independente de serem do mesmo parto, TE ou FIV, do mesmo reprodutor e todos pertencentes ao mesmo expositor. Será permitido apenas 01(hum) conjunto de cada reprodutor por expositor.

Conjunto Progênie de Mãe:

a)    Será constituído, por 02(dois) animais que tenham participado do julgamento, de qualquer sexo ou idade, filho da mesma mãe, independente de serem do mesmo parto, TE ou FIV, pertencentes ao mesmo expositor, Será permitido apenas 01(hum) conjunto de cada matriz, por expositor.
Concurso Leiteiro:
Será constituído de duas categorias:
a) Cabra Jovem – animais até 24 meses.
b) Cabra adulta – acima de 24 meses.

Participando ou não do julgamento, mas fazendo parte do numero maximo de 40 animais por expositor, onde será analisada a produção leiteira de cada animal inscrito, podendo escrever até dois animais por categoria por expositor.

O Concurso leiteiro será iniciado com esgotamento dos úberes dos animais inscritos, ás 19 horas do dia  desiguinado pela comissão de organizadora.
           
A quantidade de leite produzido por cada cabra no total das quatro ordenhas será computada para comparação entre os animais de uma mesma categoria e para a definição do ranqueamento e premiação.
           
Será verificada a quantidade de leite produzida durante 48 h(quarenta e oito horas ), sendo obedecido, impreterivelmente, o seguinte esquema de atividades e horários:



ATIVIDADES
HORÁRIO
Esgota

19 h
1ª dia
1ª ordenha
2ª ordenha
07 h 
19 h
2ª dia
1ª ordenha
2ª ordenha
07 h 
19 h

No dia da admissão, será feita a inspeção zootécnica e numeração dos animais inscritos, para posterior composição das categorias pela Comissão Organizadora do Torneio Leiteiro.
            Os animais participantes só poderão ser ordenhados nas plataformas de ordenha diante de um fiscal de ordenha, devidamente designado pela Comissão Organizadora.
            O leite a ser pesado, será aquele que, virado no recipiente de pesagem, descer sob ação da gravidade, sendo terminantemente proibido o ato de raspar o balde.
            A ordem de entrada para ordenha de cada animal deverá ser a mesma da “Esgota”, até a última ordenha do Torneio Leiteiro, conforme determinação da Comissão Organizadora.
            O tempo de ordenha dos animais em cada categoria será:
            I – Cabra Jovem: até 6(seis) minutos
            II – Cabra Adulta: até 8(oito) minutos
            Durante a ordenha de cada animal, só será permitida na plataforma de ordenha, a presença do proprietário, ordenhador e fiscal de ordenha.
            Qualquer perda de leite produzido, mesmo que acidentalmente nunca poderá ser substituído.
            Se for constatada alguma fraude no leite durante o Torneio Leiteiro, o animal será desclassificado.
            Só será aceito, 01 ( hum) animal por expositor em cada categoria, sendo indicada a categoria de cada cabra no ato da inscrição.
            Só participarão dos torneios leiteiros animais registrados, sendo as exigências para as inscrições, as mesmas estabelecidas para os demais animais expostos no recinto.
            Durante o torneio, não será permitido o uso de medicamentos pela via endovenosa, ficando liberado o uso oral, subcutânea e intramuscular.
           

SEQUÊNCIA DE JULGAMENTO


A seqüência de julgamento obedecerá à seguinte ordem:

1)    Campeonato Concurso Leiteiro;
2)    Categoria por faixa etária de fêmeas, com seus respectivos campeonatos;
3)    Campeonato Conjunto Família;
4)    Campeonato Conjunto de Cabras Leiteiras;
5)    Campeonato Úbere Jovem;
6)    Campeonato Úbere Adulto;
7)    Categoria por faixa etária de machos;
8)    Progênie de Mãe, Progênie de Pai;
9)    Grande Campeão(ã), Reservado(a) Grande Campeão(ã).


Constarão ainda, os seguintes títulos:

Melhor Criador / Expositor – Objetivando determinar os expositores e criadores mais premiados, será feita a contagem de pontos referentes às premiações obtidas pelos animais de sua propriedade e/ou criação de acordo com a tabela de pontuação anexa.
            - No caso de título de “Melhor Criador”, a pontuação das Progênies de pai, de mãe e do conjunto de Cabra Leiteira será considerada somente quando todos os componentes dos conjuntos forem do mesmo Criador.
- Na contagem dos pontos será considerado somente o maior prêmio obtido, individualmente pelo animal, exceto nas fêmeas que somarão ao maior prêmio, as premiações de úbere.
- Em cada categoria poderá haver premiação de 1º a 8º prêmios.
- Os títulos de Campeão(ã) e Reservado(a) Campeão(ã) de cada campeonato serão disputados entre os primeiros prêmios de cada categoria e pelo 2º prêmio da categoria de onde saiu o campeão(ã).
- Os títulos de Grande Campeão(ã), serão disputados pelos Campeões(ãs) de cada campeonato, observando o mínimo de dois concorrentes.
- Os títulos de Reservado(a) Grande Campeão(ã), serão disputados entre os Reservados(as) Campeões(ãs) do campeonato onde se originou o Grande Campeão(ã)  e os demais campeões(ãs) dos demais campeonatos.

TABELA DE PONTUAÇÕES

Os prêmios de títulos terão as seguintes pontuações:


PRÊMIOS
Nº DE PONTOS
Grande Campeão(ã)
100
Reservado(a) Grande Campeão(ã)
80
Campeão(ã) Cabrito(a) Menor
60
Reservado(a) Campeão(ã) Cabrito(a) Menor
40
Campeão(ã) Cabrito(a) Maior
60
Reservado(a) Campeão(ã) Cabrito(a) Maior
40
Campeão(ã) Caprino Júnior
60
Reservado(a) Campeão(ã) Caprino Júnior
40
Campeão(ã) Caprino Jovem
60
Reservado(a) Campeão(ã) Caprino Jovem
40
Campeão Bode Adulto
60
Reservado Campeão Bode Adulto
40
Campeã Cabra Adulta
60
Reservada Campeã Cabra Adulta
40
1º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
60
2º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
40
3º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
28
4º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
24
5º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
20
6º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
16
7º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
12
8º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Jovem
08
1º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
60
2º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
40
3º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
28
4º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
24
5º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
20
6º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
16
7º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
12
8º Prêmio Concurso Leiteiro – Cabra Adulta
08
Campeão(ã) Conjunto Família
60
2º Prêmio Conjunto Família
40
3º Prêmio Conjunto Família
28
4º Prêmio Conjunto Família
24
5º Prêmio Conjunto Família
20
6º Prêmio Conjunto Família
16
7º Prêmio Conjunto Família
12
8º Prêmio Conjunto Família
08
Campeã Úbere Jovem
60
2º Prêmio Úbere Jovem
40
3º Prêmio Úbere Jovem
28
4º Prêmio Úbere Jovem
24
5º Prêmio Úbere Jovem
20
6º Prêmio Úbere Jovem
16
7º Prêmio Úbere Jovem
12
8º Prêmio Úbere Jovem
08
Campeã Úbere Adulto
60
2º Prêmio Úbere Adulto
40
3º Prêmio Úbere Adulto
28
4º Prêmio Úbere Adulto
24
5º Prêmio Úbere Adulto
20
6º Prêmio Úbere Adulto
16
7º Prêmio Úbere Adulto
12
8º Prêmio Úbere Adulto
08
Campeão Conj. Cabra Leiteira
60
2º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
40
3º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
28
4º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
24
5º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
20
6º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
16
7º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
12
8º Prêmio Conj. Cabra Leiteira
08
Campeão Progênie de Pai/Mãe – 1º Prêmio
100
Reservado Campeão Progênie de Pai/Mãe – 2º Prêmio
80
3º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
60
4º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
40
5º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
28
6º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
24
7º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
18
8º Prêmio Progênie de Pai/Mãe
14
1º Prêmio de Categoria
28
2º Prêmio de Categoria
24
3º Prêmio de Categoria
20
4º Prêmio de Categoria
16
5º Prêmio de Categoria
12
6º Prêmio de Categoria
08
7º Prêmio de Categoria
06
8º Prêmio de Categoria
04